cegos,surdos&mudos.pt

Uma visão sobre a actualidade económica, social e política de Portugal

Sobre o Blog

Portugal e o Mundo encontram-se face a mudanças contínuas e supersónicas (já não são apenas rápidas): mudanças no panorama económico mundial, europeu e nacional; globalização; mudanças na cultura, na sociedade; nos problemas, assuntos e oportunidades.

Na era da informação, a que existe está, em grande parte, dispersa; seja na Internet, nos sites de entidades, jornais e meios de comunicação em geral. 

Aquilo a que o CSM se propõe é à recolha e organização de informação relevante nas temáticas que interessam ao cidadão português como a política, a economia e a sociedade do nosso país ou outros que sejam relevantes, a nível internacional e nacional.

O Objectivo?

Providenciar informação completa, com partilha de recursos (notícias, legislação, vídeo, imagem), através dos quais os cidadãos possam desenvolver as suas próprias ideias e opiniões, possam ter voz e comentar com conhecimento de causa os assuntos da actualidade.

O nome

Portugal tem estado “adormecido” relativamente a uma grande amplitude de assuntos nos últimos 30 anos. Uns “cegos”, porque não viam, ou fingiam que não viam ou não queriam ver; outros “surdos”, porque não ouviam, fingiam que não ouviam ou não queriam ouvir e claro, os “mudos”, que vendo e ouvindo, não tinham voz ou não eram ouvidos. Certamente, que em alguma destas categorias ou combinações das mesmas, nos encontrámos, a dado ponto da nossa vida.

O verdadeiro cidadão tem que ter o interesse de ver, de ouvir e de falar / agir; só assim se constitui cidadão. Quem vota cego e surdo,  é mudo – o seu voto uma estatística. 

A verdadeira democracia só é possível de ser praticada por cidadãos e eleitores devidamente informados, com capacidade de análise e discussão (saudável) e um verdadeiro interesse pelo futuro do país e da nação que, em última, instância, o faz deixar de ser cego, surdo e mudo, como temos sido.

Conteúdo

Encontrarão aqui factos e notícias, mas também a opinião de uma comum cidadã portuguesa, preocupada com o futuro da nossa nação. Em suma, artigos dentro das categorias:

 

 

Princípios

As fontes são sempre citadas em todos os posts, com recursos a links (quando online). Tentamos atribuir crédito (sempre que a autoria seja do nosso conhecimento) aos autores / origem de imagens, vídeos, cartoons e infografias que publicamos.

Tomamos como posição a escrita SEM acordo ortográfico, sem prejuízo de todos aqueles que possam utilizá-la.

Respeitamos a liberdade de expressão, diversidade de correntes ideológicas e opinião de todos os leitores / bloggers que aqui possam comentar.

Deixe um comentário